Seminário gratuito estimula a internacionalização das micro e pequenas empresas mineiras

Evento orienta empreendedores que querem expandir seus negócios para fora do país

 

No dia 25 de outubro, será promovido, em Belo Horizonte, o Seminário Mundo Gerais que irá apresentar os desafios e as oportunidades para as micro e pequenas empresas expandirem seus negócios para o mercado internacional. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site do Sebrae Minas.

Atualmente, as micro e pequenas empresas enfrentam rigorosas exigências burocráticas, condições macroeconômicas desfavoráveis, dificuldades de infraestrutura e logística. Por outro lado, os pequenos negócios podem se tornar fornecedor para grandes empresas internacionais e concorrer por preço ou se especializar em nichos de mercados. Além disso, podem representar uma interessante parceria por oferecer: produção flexível, possíveis reduções de custo de produção, produtos únicos e marketing de responsabilidade social.

Para orientar as empresas com potencial de exportação, o Sebrae Minas promove o Seminário Mundo Gerais. O encontro irá discutir sobre mitos e verdades da internacionalização, ferramentas a comercialização para outros países, programas de empresas privadas e públicas que incentivam a exportação e apresentação de cases de sucesso nos setores de comércio, indústria e serviços.

Além disso, serão abordadas as vantagens adquiridas pelas micro e pequenas empresas com a aprovação do Simples Internacional, que estimula a exportação dos pequenos negócios brasileiros com simplificações de tarifas e de procedimentos burocráticos, logísticos e de pagamentos. A iniciativa prevê ainda a criação de um ambiente Business to Business entre as empresas brasileiras e países parceiros, como a comunidade de negócios Brasil e Argentina, que reduz custos e tempo em operações unilaterais para negócios de pequeno porte.