Organização divulga programação do 31º Psiu Poético

O Psiu vai reunir poesia, dança, literatura, música e
cinema em vários pontos da cidade

Faltando menos de uma semana para o início da 31ª edição do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, a organização já divulgou a ampla programação do evento, que é considerado o maior movimento poético da América Latina.

Sob a curadoria do multifacetado agitador cultural Aroldo Pereira, o Psiu Poético acontecerá em Montes Claros no período de 4 a 12 de outubro, com uma vasta programação, em diversos pontos da cidade como praças, escolas, rodoviária, mercado central, entre outros de grande movimento, cuja ideia principal é levar as pessoas um pouco do mundo literário.

“Essa mescla no encontro com o público é muito rica. É uma gratificante troca de saber. Estamos felizes por mais uma edição do Psiu Poético, mesmo com todos os percalços que todos os anos passamos para a sua realização. As pessoas não têm ideia dos bastidores e da dificuldade que é proporcionar um pouco de cultura. Mesmo após 31 anos de resistência, a luta continua árdua, mas gratificante no final”, desabafa Aroldo Pereira.

O Psiu vai reunir poesia, dança, literatura, música e cinema, em vários pontos da cidade. Este ano a temática será ‘Linguagem & Bicicletas Voadoras’. O curador do Psiu Poético, Aroldo Pereira, explica que o tema busca chamar a atenção da população para zelar pelo ambiente em que vive.

“Estamos tentando partilhar com todas as pessoas, tanto da poética literária, quanto da responsabilidade que temos, com a qualidade da nossa vida pessoal, das outras pessoas e com a vida do planeta Terra. Quanto menos latas motorizadas no mundo, poderemos respirar melhor e cuidarmos um do outro. Esse é o principal propósito. Humanizarmos o ‘Ser humano’”, explicou Aroldo.

 

Dia da PoesiaA programação começa no Dia Municipal da Poesia, dia 4, com o Despertar Poético pelas principais ruas da cidade, chamando a população para prestigiar e conferir a programação gratuita.

A abertura oficial será no Centro Cultural Hermes de Paula, às 20h, no Auditório Cândido Canela, com lançamento de Livros: “Antologia Pedaladas Poéticas” – Wagner Merije & Aroldo Pereira (Orgs.) e “O poeta e suas Lavras” – Elismar Santos. Além de Poemas/Performances: Marlene Bandeira e Sandra Fonseca; e Bicicletas Voadoras: Banda Trilha da Margem.

Poetas vivosO Psiu Poético é o único salão nacional de poesia que resistiu ao tempo e às barreiras econômicas para se tornar um patrimônio não só de Montes Claros, mas do país, pois ele se projeta além das nossas fronteiras, sendo considerado o maior e mais longo na América Latina.

Nesta edição comemorativa dos 31 anos do Psiu Poético seis poetas vivos serão homenageados, como acontece todos os anos. Para 2017, os escolhidos foram: seis poetas vivos que vêm contribuindo ativamente na produção e na discussão da poesia contemporânea serão homenageados no 31º Salão Nacional de Poesia: Marlene Bandeira, Tanussi Cardoso, Sandra Fonseca, Alexandre Brito, Leo Gonçalves e Noélia Ribeiro.

 

Já no primeiro, dia uma extensa programação:

Dia 4 – quarta

Local: Auditório Cândido Canela - Centro Cultural Hemes de Paula

20h – Abertura do 31º Psiu Poético

Lançamento de Livros: “Antologia Pedaladas Poéticas” – Wagner Merije & Aroldo Pereira (Orgs.) e “O poeta e suas Lavras” – Elismar Santos

Poemas/Performances: Marlene Bandeira e Sandra Fonseca

Bicicletas Voadoras: Banda Trilha da Margem

 

No site Gazeta Norte Mineira você confere tudo o que vai acontecer durante os oito dias de Psiu. (AF)