Virose derruba montes-clarenses no domingo de natal

No destaque, o Hospital Universitário, onde uma família de cinco pessoas apresentou sintomas de vômitos e diarreia

Uma virose ocorrida no sábado e domingo de Natal, em Montes Claros, derrubou muitas pessoas que apresentavam sintomas de vômito e diarreia. O secretário municipal de Saúde, Geraldo Edson Souza Guerra, confirmou o problema e acredita que pode ter sido causada por intoxicação alimentar, principalmente com maionese, que nessa época de forte calor, acaba ficando estragada. Um dos exemplos foi uma família de cinco pessoas que deu entrada no Hospital Universitário com esse tipo de problema. O secretário municipal Geraldo Edson Souza Guerra pediu a Vigilância de Saúde para pesquisar outros casos na cidade.

O problema foi vivenciado em sua própria família, segundo Geraldo Edson, onde várias pessoas apresentavam quadro de diarreia e vômito e a explicação básica é a má conservação dos alimentos, pois se não forem colocados em locais adequados, acabam estragando pelo forte calor. A dona de casa Maria de Lourdes Freitas é um dos exemplos: no sábado, participou da ceia natalina com a família e, no domingo, amanheceu com vômitos e diarreia e, ainda, com dores em todo corpo. Ela não procurou o atendimento médico, pois os hospitais estão sempre lotados. A solução foi tomar o soro caseiro para conter o problema.

No bairro Santa Rita, a família de P. viveu a mesma situação, pois todos passaram mal, depois da ceia natalina. O morador afirma que realmente pode ter sido a ingestão da comida com maionese. Ele também deixou de procurar o atendimento médico, por causa da dificuldade em ser atendido durante o final de semana e ainda mais em feriado prolongado. (Foto: Girleno Alencar)