VACINAÇÃO CONTRA GRIPE | Dia D de Vacinação não alcançou o público esperado

Campanha segue até o dia 26 deste mês

Foi realizado no último sábado (13), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em todo o país. Em Montes Claros, o dia de mobilização não alcançou o público esperado pela Secretaria Municipal de Saúde. Até agora, quase 51 mil pessoas foram imunizadas contra o vírus Influenza, mas a expectativa é vacinar 97 mil.

Durante a mobilização, um grande contingente de servidores da Saúde estava empenhado em 34 pontos de vacinação da cidade. Durante a cerimonia de abertura do Dia D, na UBS do bairro Major Prates, a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, destacou que o objetivo da campanha desse ano na cidade foi promover uma vacinação humanizada, de forma que as pessoas não precisassem enfrentar longas filas para se imunizar contra a doença. Mas apesar do trabalho de divulgação da campanha, falta muito para alcançar a meta de vacinação.

Segundo o setor de imunização da Secretaria de Saúde, apesar da baixa procura, Montes Claros está acima da média estadual. Enquanto no estado 51% do público alvo foi imunizado, a cidade alcançou 54%. O público-alvo da campanha para este ano foi modificado, podem se imunizar: pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores da área da Saúde, professores da rede pública ou privada, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacinação contra a Influenza só acontece durante o período de campanha, que este ano termina no dia 26 deste mês. Por isso, a secretária de saúde destaca que é “fundamental que aqueles que integram o público alvo, se imunizem dentro do prazo, para evitar complicações da gripe”, destaca. As vacinas estão sendo aplicadas de segunda à sexta, das 8 às 17 horas, em todas as Unidades de Saúde que contam com Salas de Vacinação. (Foto: Fábio Marçal)