Nova secretária de saúde surpreende Montes Claros

A odontóloga Dulce Pimenta será a secretária municipal de Montes Claros, a partir de 1º de janeiro, na maior surpresa a ser anunciada pelo prefeito eleito Humberto Souto. Ela teve seu nome indicado pelo ex-prefeito, Athos Avelino, do Partido Rede, que assumiria a pasta, mas esbarrou em impedimentos legais fixados pela Lei Municipal 4.392. A nomeação de Dulce Pimenta já estava sendo aventada na reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada quarta-feira, quando foi discutido o relatório das obras físicas em Montes Claros, quando ficou constatado que apenas o bairro Alterosa está em obras, pois todas as outras foram paralisadas.

Depois de surgido o impedimento de Athos Avelino, o nome mais cogitado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde era do médico Helder Leone (PCdoB), que esbarrou na postura do seu partido em não apoiar a atual administração. Isso, apesar de no segundo turno, o PCdoB ter apoiado Humberto Souto, contrariando até mesmo a postura da coligação liderada pelo PT. O vereador Daniel Dias, eleito pelo PCdoB, se uniu aos vereadores ligados a Humberto Souto nas eleições da mesa diretora da Câmara Municipal. Outro nome cogitado é de Cássia Perola, mas acabou com Dulce Pimenta indicada para o cargo.

Com a experiência de conselheira municipal de Saúde, Dulce Pimenta lutou para que a Gestão Hospitalar ficasse com a Prefeitura de Montes Claros, depois que foi decretada a intervenção. Ela, inclusive, foi à reunião do Conselho Estadual de Saúde, em Belo Horizonte, para pedir a devolução da gestão. Agora, com a experiência que adquiriu, passará a ser gestora de R$ 500 milhões por ano, da saúde pública, sendo R$ 330 milhões apenas dos hospitais.

AROLDO TOURINHO | O Hospital Aroldo Tourinho elegeu os membros da sua provedoria por mais quatro anos, onde o atual provedor Paulo César Almeida e o vice-provedor Bernardo Brant foram reconduzidos. O advogado e contador Marcelo Carlos Costa Silva foi eleito secretário da provedoria. A reunião do Conselho Curador ocorreu na quinta-feira à tarde, quando teve chapa única. (Foto: Girleno Alencar)