Conselho de odontologia quer melhoria da saúde bucal

O Conselho Regional de Odontologia quer melhorar a prestação do serviço de saúde bucal no Norte de Minas e, por isso, propôs um acordo com as faculdades que oferecem esse curso e a Secretaria Municipal de Saúde nesse sentido. O presidente Alberto Magno Rocha Silva está em Montes Claros, na sua primeira visita ao Norte de Minas desde sua posse, há dois meses. Ontem ele se reuniu com o delegado regional, Jusceli Lima e o conselheiro Raphael Castro Mota, discutindo as ações a serem propostas na região. A primeira dela será a união das instituições dessa área, que são o Conselho Regional de Odontologia, Associação Brasileira de Odontologia-Núcleo Norte de Minas e o Sindicato de Odontologia-Núcleo Norte de Minas.

O presidente estadual do Conselho Regional de Odontologia,
Alberto Magno Rocha Silva, com o delegado Jusceli Lima
e o conselheiro Raphael Castro Mota (Foto: Girleno Alencar)

A cidade de Montes Claros tem atualmente dois cursos de Odontologia, que formam em media 60 pessoas por semestre. Porém, o curso também começará a funcionar nas Faculdades Pitágoras, elevando para 100 pessoas formadas por mês. No Norte de Minas, também existe o curso na cidade de Mato Verde. Os formandos em sua maioria têm migrado para o Sul da Bahia. Alberto Magno afirma que somente em Montes Claros são mais de 1.000 odontólogos, que deixam a cidade com indicadores altos, pois a Organização Mundial de Saúde propõe um odontólogo para 1.500 pessoas, enquanto em Montes Claros é um para menos de 1.000 pessoas. Porém, todos concordam que o mercado local está saturado, pois são poucos pacientes que tratam da saúde bucal.

O conselheiro Raphael Castro explica que a grande preocupação é com o valor pago pelos planos de saúde da área odontológica, com valores irrisórios. Além disso, a categoria está negociando o Ministério da Saúde a equiparação dos valores pagos dos odontólogos com o do médico nas equipes de Saúde da Família. Hoje equivale a 50% do valor. No dia 19 será realizada reunião em Belo Horizonte com o senador Antônio Anastasia para melhoria da Odontologia Hospitalar.