Nova Porteirinha inicia limpeza do rio Gorutuba

A Prefeitura de Nova Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inicia, nesta primeira semana de setembro, a limpeza e revitalização no rio Gorutuba, na área urbana desta cidade. Essa é uma iniciativa da administração do prefeito Juracy Fagundes com a finalidade de recuperar e preservar esse importante recurso hídrico. O prefeito Juracy Fagundes ressalta que além da limpeza em mais de 2 mil metros de extensão no leito e na margem do rio, haverá também a arborização e atos educativos como a sinalização e colocação de lixeiras com o intuito de propiciar o lazer para as famílias e facilitar o acesso e manter o local limpo e preservado.

Outro ponto destacado é que haverá geração de empregos nessa ação, uma vez que quase todo o trabalho será de forma manual. Também haverá o plantio de mudas de árvores nativas na margem do rio entre a ponte nova e após a ponte da linha férrea, numa extensão de 2 mil metros (2 quilômetros) com a participação da comunidade, de escolas e das entidades civis.

A limpeza no leito e margem direita – onde está situada a cidade de Nova Porteirinha – do rio Gorutuba será manual com a retirada de taboas e resíduos sólidos, ressaltando que essa ação é autorizada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) e pela Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Supram Norte).

ESTRADA - Está previsto para a primeira semana de setembro o serviço de abertura de uma estrada margeando o rio Gorutuba, em sua margem direita, interligando a conhecida passagem das manilhas até a ponte nova, na cidade de Nova Porteirinha. Essa estrada será instituída numa ação conjunta do Distrito de Irrigação do Gorutuba (DIG) e da Polícia Militar Ambiental. Essa ação da abertura da estrada conta com o aval de entidades e instituições, caso da Codevasf, Prefeitura de Nova Porteirinha, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Epamig e do 51º Batalhão da Polícia Militar. (GA)