Nova Porteirinha deve vacinar 1,3 mil pessoas contra a gripe

Unidades de saúde em Nova Porteirinha já
disponibilizam vacina contra a gripe
(Foto: Oliveira Júnior)

Teve início nesta semana no país a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. No município de Nova Porteirinha a expectativa é de vacinar 1.386 pessoas. A campanha segue até o dia 26 de maio e o dia “D” de mobilização nacional está programado para 13 de maio, um sábado. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza.

A meta é vacinar 90% do público prioritário. O grupo, em Nova Porteirinha, é composto por indivíduos com 60 anos ou mais de idade (695 pessoas), crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (504 menores), gestantes (79), puérperas, até 45 dias após o parto (13), trabalhadores da saúde (95).

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A transmissão é muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi fechados.