Desembargador Jaubert Carneiro recebe Terno dos Temerosos

Amante e incentivador das manifestações culturais de Januária, sua terra natal, o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG -, Jaubert Carneiro Jacques e família, recebeu, esta semana, em sua residência, Avenida Leão XIII, parte alta da cidade, o tradicional “Terno dos Temerosos”, também, conhecido como “Rei dos Cacetes”.

Uma tradição na cidade, o grupo folclórico de origem na Rua de Baixo, nos arredores da Praça Santa Cruz, iniciado no século passado, pelo saudoso Basto Preto e desde os anos 90 sob o comando do professor, João Damascena, filho de pescador e lavadeira das águas morenas do São Francisco, rio de integração nacional.

Desembargador com foliões (Foto: José Maria Guedes)

O Terno dos Temerosos ou “Reis dos Cacetes” como é conhecido, é uma folia de reis, que se baseia na guerra que existiu entre mouros e cristãos, remontando assim a reconquista da Península Ibérica no século VII, quando grupos de guerreiros menos abastados lutavam com varas ao invés de espada e armadura, eles lutavam com objetivo de proteger o seu território.

O Reis dos Temerosos como folia surgiu primeiramente na Bahia. É uma dança típica representada por pescadores. Segundo o líder dos temerosos, João Damascena.

Surge no contexto cultural de Januária na década 1950 com Norberto Gonçalves dos Santos (Berto Preto) que era um marinheiro que trabalha nos vapores do Rio São Francisco, mas a dança em si, foi ensinada a este por outro marinheiro conhecido como Demerval (não há registro do sobre nome), que também realizava trabalho de marinheiro nos vapores. A partir de então começa a ganhar popularidade na cidade, tornando-se uma cultura marcante em épocas de reisado. Mas, as diversidades culturais existente dividem as atenções para outras danças folclóricas e festejos como: O Festejo da Santa Cruz, o São Gonçalo e Reis de Caixa.

Uma noite festiva, rememorando as praticas culturais do perseverante povo barranqueiro. Diversas autoridades estiveram presentes no evento que vem ocorrendo há décadas.