Começa nesta quarta-feira a tradicional festa de Santos Reis de Tabocal

A Comunidade de Tabocal pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Glaucilândia, Norte de Minas, realiza de 11 a 15 de Janeiro a tradicional Festa de Santos Reis, este ano a festa terá como tema ‘Com os Reis Magos queremos seguir proclamando a graça do Senhor’. A comunidade fica à 9  km de Glaucilândia.

Maria Lúcia Costa, uma das organizadoras da festa, conta que há 14 anos a comunidade mantém a tradição que reúne ternos de folias de várias cidades da região. “Até o ano passado a festa acontecia apenas em um dia, mas resolvemos estender a programação, para que mais foliões pudessem participar. Esperamos um grande público nesses cinco dias de festa”, destacou.

A tradição já dura 14 anos (Foto: Divulgação)

Celebrada pelos católicos, “a Epifania do Senhor é a manifestação de Deus Menino aos três Reis Magos. Guiados por uma estrela, Gaspar, Melchior e Baltasar levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade. Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus”, destaca a organizadora.

A festa popular foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.

Confira a programação

Dentro da programação está previsto o Tríduo preparatório que será iniciado no dia 11 e encerrado dia 13 de janeiro, sempre às 19h. A reza do Santo terço às 19h30 e logo após celebração. “Esperamos a participação das comunidades vizinhas todos os dias durante o Tríduo. Nesses dias de festa também teremos leilões e barraquinhas que vão movimentar a comunidade”, enfatiza Maria Lúcia.

No dia 14 às 20h30 acontece a chegada da bandeira, seguida de celebração da palavra com o seminarista Willian Nunes e levantamento da Bandeira. Logo após tem show ao vivo com artistas locais, leilões e barraquinhas na praça da Igreja .

No dia 15, último dia de festa, às 10h30 tem celebração da Santa Missa que será presidida pelo Padre Edilson Bonfim, seguida de procissão em honra aos Santos Reis. Ao meio dia almoço Comunitário e apresentação dos ternos de Folia até às 17h.