Audiência discute melhoria para o homem do campo

Com objetivo de buscar melhorias para a região rural de Montes Claros, a Câmara de Vereadores promoveu nessa quinta-feira (20/04), Audiência Pública, de iniciativa da Vereadora Graça da Casa do Motor (PHS), para discutir sobre os problemas enfrentados pelos moradores da zona rural e as possíveis soluções por parte do município.

Vereadora Graça Casa  do Motor (PHS) (Foto: Alex Tuta)

De acordo com a proponente, as comunidades rurais estão carentes de acesso básico aos meios de comunicação, como a telefonia celular, cerca de 60% da extensão rural não possui torre de telefonia móvel. A vereadora já encaminhou ofício para Agência Nacional de Telecomunicações solicitando a implantação das antenas, mas até o momento não obteve resposta. Outro problema enfrentado pelos moradores é a falta d’água, uma vez que dezenas de famílias são abastecidas através do Programa Proágua. “Existem contas atrasadas, por isso, o Proágua está parado. O Programa repassa verba, de acordo com o número de famílias, para associações rurais comunitárias com documentação em dia. O valor é utilizado para gastos relacionados a captação de água”, explica a Parlamentar.

A audiência aconteceu  no Plenário da Casa Legislativa, às 07h45. Além do prefeito Humberto Souto, também foram convidados o secretário de agricultura, Osmani Barbosa; o superintendente da Copasa, Roberto Botelho; e o gerente operacional da Cemig, Carlos Augusto, sendo que muitos enviaram representante. Mas um dos principais problemas é a falta de comunicação no campo e, na visita em que os vereadores fizeram a Brasília, foi entregue um documento nas mãos no Ministro responsável.