Controle seu orçamento: dicas práticas para ter as contas sob controle

Ter o controle do orçamento pessoal evita que o indivíduo se encontre em situações desesperadoras por dívidas não saldadas, e que a cada mês crescem devido aos juros, além de uma série de benefícios como a possibilidade de realizar uma compra significativa à vista, realizar uma sonhada viagem e o melhor: estar despreocupado no que diz respeito ao dinheiro. Para ajudá-lo a alcançar a tranquilidade financeira, relacionei alguns meios práticos que vão evitar que a administração do seu dinheiro fuja do controle.

 

Registre tudo

Seja na ponta do lápis ou em suportes digitais, é importante ter o controle de todas as receitas e despesas. Ou seja, todo o dinheiro que você recebe e todos os gastos que realiza, até os mais irrelevantes, devem ser registrados para que nada lhe escape às contas e, no momento de "arrocho", você saiba decidir a melhor maneira de cortar gastos. Confira a lista de ferramentas para você controlar seus gastos e escolha a que mais se adequa às suas necessidades.

 

Planilha do Microsoft Office – Orçamento familiar mensal

Se você é adepto do software de edição de planilhas da Microsoft, essa é uma ótima opção. Se você não é, não se preocupe, o programa é bem claro, direto e autoexplicativo, além de contar com uma sessão de ajuda ao usuário. Na planilha, você insere o valor de seus rendimentos e de seus gastos em seus locais específicos e o seu saldo será calculado automaticamente. A planilha exibe os gastos mais relevantes naquele período. Clique aqui e baixe a planilha.

 

Planilha do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC)

O IDEC disponibiliza para download uma planilha bem simples, com instruções para o usuário utilizar a ferramenta, para abandonar o caderno e utilizar o computador. Essa é uma alternativa interessante para aqueles que querem se inteirar mais de termos específicos da administração financeira, como receita líquida, despesas fixas e variáveis. Clique aqui e faça o download.

 

Kakebo – Agenda de finanças pessoais

Se você é adepto dos cadernos de anotações e não vê motivos para migrar para um suporte digital, a Kakebo – "livro de contas para economia doméstica" na língua japonesa, pode ser uma ótima opção. Publicada pela editora BestSeller, a agenda possui espaços delimitados para inserir os rendimentos e os gastos mensais, páginas dedicadas a uma reflexão mensal acerca do que foi realizado em cada mês e uma linguagem divertida que busca incentivar a economia. Link para comprar a agenda.

 

Gerenciador Financeiro Mobilis

Esse é um aplicativo para celulares que permite que o usuário tenha sempre à mão os seus gastos e, ainda, sincronize essas informações na nuvem, podendo posteriormente acessar essas informações de qualquer suporte digital. Possui fóruns para sanar dúvidas com outros usuários e possui uma versão Premium com funcionalidades ilimitadas. Está disponível para download para iOS, Android e no site da Mobilis.

 

Aplicativo Dinheirama - Dicas para administrar melhor o seu dinheiro

Essa é uma ferramenta desenvolvida por um site especializado em educação financeira, o Dinheirama. Além das funcionalidades básicas de controle orçamentário, traz atualizações do site diretamente em seu smartphone, propiciando conteúdo relevante para você empreender a mudança na maneira como lida com seu dinheiro, controlando-o melhor. Disponível no site da Dinheirama, para iOS e Android.

Independente do meio escolhido para registrar os gastos e ganhos mensais, a administração financeira é essencial para que a tranquilidade financeira seja alcançada e, se aliada a um bom planejamento pessoal, permite que sonhadas conquistas sejam realizadas.