Comércio virtual exige atenção redobrada dos consumidores

STÊNIO AGUIAR
A menos de três semanas para o Dia dos Pais, data que o comércio registra uma alta significativa nas vendas, muitos consumidores optam pela compra de produtos pela internet. A comodidade, e preços baixos são alguns dos principais atrativos deste mercado. Mas os especialistas alertam sobre alguns cuidados que os consumidores devem adotar antes de efetuar a compra. De acordo com o advogado especialista em Direito do Consumidor, Leandro Silva Aguiar, são constante as reclamações em relação a compra realizada pela internet. “Entre os problemas mais frequentes estão o descumprimento do prazo de entrega do produto, entrega de mercadoria diferente da do pedido, a venda enganosa e reclamações contra sites de compra coletiva”, destaca Aguiar. Ainda segundo o advogado é importante pesquisar a confiabilidade da empresa antes de efetuar a compra e desconfiar de ofertas muito atrativas, pois pode ser golpe. [caption id="attachment_78551" align="aligncenter" width="600"]Recorrer a sites especializados em reclamações pode ser uma alternativa antes de fecha a compra (FOTO: DIVULGAÇÃO) Recorrer a sites especializados em reclamações pode ser uma alternativa antes de fecha a compra (FOTO: DIVULGAÇÃO)[/caption] “Antes da compra, é preciso verificar se a empresa apresenta muitas reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, bem como verificar na internet se há reclamação referente a empresa”, adverte. Leandro Aguiar aconselha os consumidores a seguirem alguns passos durante a comprar virtuais para evitar problemas futuros. “Antes da compra é preciso verificar se a empresa tem endereço físico, se tem CNPJ, bem como a idoneidade da empresa na internet e no Procon em relação a reclamações. No caso de compra com cartão de crédito é preciso verificar se o site tem os dados blindados (que é mostrado por meio de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador), além do prazo de entrega do produto”, orienta Aguiar. Além disso, o consumidor precisa ficar atento a três informações importante depois de concluída a compra de uma produto. “Ao finalizar a compra, a loja deve enviar por e-mail um comprovante da compra, com dados do número do pedido, descrição dos itens comprados e prazo de entrega. É importante ainda imprimir o comprovante e guarde até o recebimento do produto. Em caso de atraso ou produto não entregue, o documento pode ser utilizado para abrir a reclamação junto ao Procon. Além disso, nas compras pela internet, o consumidor tem garantido o direito à devolução do produto em até sete dias úteis caso não fique satisfeito com a mercadoria, de conformidade com o artigo 49 do CDC”, instrui.