Atleta x Praticante de CrossFit

*Educador Físico – Cref: 020138-G/MG Head Coach / Wolver CrossFit CrossFit / Level One Trainer


No Brasil a Educação Física Escolar não é encarada com seriedade como nos países desenvolvidos, além disto,o brasileiro não tem a oportunidade de vivenciar várias modalidades esportivas durante o processo de crescimento e desenvolvimento. Devido a isto,o brasileiro não tem um histórico de atividades que favoreçam a construção das 10 capacidades físicas ao longo da sua formação como atletas. A maioria das pessoas que procuram o CrossFit acabam se tornando “atletas” quando iniciam a atividade e experimentam os benefícios da variação constante bem como o desenvolvimento dessas capacidades.

Há uma diferença enorme entre ser atleta ou praticante.Um praticante de CrossFit pode ter níveis excelentes de condicionamento físico, um condicionamento metabólico superior, amplo domínio do peso corporal no espaço vazio com os movimentos ginásticos, controle de cargas externas com os movimentos de levantamento de peso e aí conseguem aplicar todas essas capacidades nos esportes e participar de competições esporádicas. Contudo, todas estas qualidades não define uma pessoa como atleta. Um atleta possui atitude diferenciada nas aulas, possui respeito e  reconhecimento com que aborda seu treinamento, os seus parceiros de treino e o seu coach.

Um atleta profissional sempre tem em mente um objetivo, seja um pódio em uma competição de grande porte, uma melhora no seu desempenho ou a conquista de um recorde pessoal. A atitude de um atleta reflete dentro e fora dos treinamentos como por exemplo: ele se preocupa em não perder uma noite de sono em detrimento de uma balada ou um show, ou ficar acordado assistindo mais um capítulo da série predileta, uma vez que no dia posterior a carga de treino será elevada. O atleta de desempenho pesa e mensura a quantidade de cada nutriente ingerido, pois qualquer deslize na sua dieta poderá influenciar no seu desempenho e ele se preocupa em não ingerir bebidas alcoólicas ou se alimentar de forma desordenada e sem medidas.

O nível de treinamento de um Atleta pode ser altíssimo.Existem atletas que treinam 7x por semana e até mesmo em dois períodos por dia. Dentre estes, podemos citar o multicampeão do CrossFit Games,  Rich Fronning a brasileira Caro Hobbo do Team Moema, que em 2017 irão pela 5º vez aos Regionais, que dá acesso ao CrossFit Games 2017.

Segundo o software BTWB (beyond the whiteboard) ferramenta que é utilizada em vários boxes no mundo para mensurar o desempenho de seus usuários, mostra que a sua frequência de treino define o seu desenvolvimento. Tomando como um patamar inicial de 2 dias de treinos por semana. Ao incorporar-se um terceiro dia de prática semanal, os resultados obtidos são 7,5% melhores do que um praticante inicial. De forma progressiva, quem incorpora um quarto dia de treinos na semana, obtém um ganho de aprendizado de 10% em relação aos alunos que frequentam o box 3 vezes na semana. Por fim, ao acumular 5 dias de treino em uma semana, seus resultados serão 27% superiores aos resultados dos colegas que comparecem ao box por 3 dias na semana.

Porém, ao aumentar a sua frequência de treinos deve–se ter uma atenção especial a recuperação, pois o CrossFit trabalha com movimentos constantemente variados e em alta intensidade e a velocidade de contração muscular é elevada, principalmente as contrações excêntricas. Por este motivo, é fundamental ter sempre uma atenção especial à recuperação e manutenção da homeostasia do organismo, seja através de uso de terapias (gelo, massagem ou fisioterapia) que ajudam  e aceleram as recuperaçãomuscular e articular.

Se tornar um atleta realmente não é fácil, porém tomar a rotina e as nuances de um atleta profissional como inspiraçãopara é crucial para  conseguir maximizar seus resultados que poderá ser a perda de peso e diminuição do seu perfil lipídico, a melhora dos seus indicies de saúde ( pressão arterial, frequência cardíaca de repouso etc.), ganho de massa magra ou melhor disposição para trabalhar, passear com seu filho ou jogar futebol etc. Mesmo encarando o CrossFit como uma válvula de escape após um dia rigoroso de trabalho, ou como um atividade anti – stress você se beneficiará dos benefícios da atividade e mesmo assim você deverá ter atenção especial com sua alimentação, sono e descanso.