Professores dão dicas sobre prováveis temas para a redação do Enem 2016

Um dos principais desafios do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que assusta grande parte dos candidatos, é a redação. A questão vale mil pontos na prova e pode ser decisiva para a nota final e aprovação no exame. O tema é sempre uma surpresa para os estudantes, mas é possível estudar possíveis assuntos que estão em alta.

Para ajudar o estudante a obter sucesso na redação, professores de cursinhos de Montes Claros estão listando principais temas que podem cair no exame, que será aplicado em 5 e 6 de novembro.

A professora de redação, Jannete Sobrinho, explica que o correto é o candidato se inteirar dos mais diversos temas da atualidade, lendo jornais, revistas, e assistindo aos noticiários. “O jovem passa muito tempo na internet, e pode usar essa ferramenta como aliada, procurando conteúdos interessantes e se inteirando melhor sobre os mais diversos assuntos”, destaca.

Além da redação, os alunos terão uma série de questões
fechadas para responder (Fotos: Divulgação)

Jannete conta, ainda, que durante as aulas, a interpretação do tema, construção, e desenvolvimento do texto são avaliados de forma criteriosa pelos professores, mas o aluno que está estudando em casa, sem ajuda do cursinho, também tem grandes chances de se dar bem na redação. “Algo que ajuda bastante é ler e tentar identificar como os textos estão estruturados”, afirma a professora. “Outra dica é ler sobre atualidades e buscar referências extratextuais, em filósofos, para enriquecer o texto”, afirma.

 

Possíveis temas para a prova

Flávia Rodrigues, que também é professora de cursinho de redação em Montes Claros, dá dicas de alguns possíveis temas que trabalha com seus alunos, em sala de aula. Para a professora, uma das discussões importantes nos tempos atuais é sobre a questão da família: “como é a família dos tempos atuais. Por conta das políticas de adoção de crianças por casais homossexuais, por exemplo, cresce também a resistência de grupos religiosos a essas práticas. Pode ser um bom tema para a redação, com o foco na ótica social e humana, na qual o estudante deve refletir sobre o que deve prevalecer e discorrer sobre o assunto”, enfatiza Flávia.

A professora também destaca outro possível tema, que seria o apoio das tecnologias nos cursos à distância, e se a qualidade da internet tem permitido que cada vez mais pessoas trabalhem ou estudem sem sair de casa. “É uma sugestão possível, porque tem gerado um impacto gigantesco no ritmo da sociedade. Alguns países mais desenvolvidos estão diminuindo o tempo em que as crianças passam na escola e, praticamente, eliminaram as lições de casa”, fala.

A terceira dica da professora é sobre gênero e identidade.
“É um assunto que está atrelado com a concepção de família. Os alunos podem focar em como essa questão vai chegar às novas gerações, por meio do ensino. Outro assunto importante que o candidato pode focar é sobre como esse tema vai chegar à população mais pobre, na qual a violência contra pessoas homossexuais é ainda mais presente”, afirma.

A professora ainda destaca que, para saber discorrer sobre o tema da redação, é imprescindível que o estudante fique atualizado. "A leitura é fundamental, seguida de uma elaboração de resumos pode ser uma estratégia interessante para fazer um arquivo e consultar posteriormente os fatos", orienta.

Além disso, é importante ressaltar que os avaliadores estão em busca de uma redação com visão crítica a respeito de determinado assunto, e não a opinião do candidato, crenças ou atitudes. "É fundamental estudar a fundo a questão, suas implicações e seus desdobramentos, para que seja possível fazer uma argumentação coesa”, finaliza.