Jovens do Ensino Médio ganham programa de incentivo ao empreendedorismo

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), anunciou nesta quarta-feira (21), a criação de um programa de capacitação de jovens para o empreendedorismo e a tecnologia. Chamado de Startup Júnior, além da capacitação, o programa prevê a concessão de bolsas para o desenvolvimento de projetos e a formação de uma cultura inovadora para alunos do ensino médio da rede pública do Estado.

Por meio do Startup Júnior, jovens vão contar com um espaço de trabalho e terão a oportunidade de desenvolver um startup em aulas realizadas durante seis meses. De acordo com o Governo, o novo programa é uma iniciativa pioneira no país, sendo o primeiro contato dos jovens com o mercado e com as novas possibilidades que a atual economia criativa oferece.

Serão contemplados estudantes de Minas, nas 150 unidades da Universidade Aberta e Integrada (Uaitec). Em Montes Claros, a Uaitec funciona na sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A expectativa é atingir 9 mil alunos no primeiro ano de programa e fomentar cerca de 2 mil projetos, o projeto deve ser colocado em prática a partir de 2017.