Trilha da Leitura auxilia alunos da rede municipal em Montes Claros

Com a proposta de desvendar a história da cidade por meio da cultura, artistas, escritores e lendas locais, a equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL), apresentou, este mês, no CEMEI São Marcos e nas escolas Dr. Alfredo Coutinho e Dr. Crisantino Borém, o espetáculo teatral: “Nas trilhas literárias de Montes Claros - Uma viagem encantada pela história de Montes Claros”.

Em um paralelo entre a modernidade e o tradicional, a trama, que aborda a história da cidade desde o Arraial das Formigas até os dias de hoje, apresenta uma viagem pelos 160 anos da história de Montes Claros, em uma mistura de aventura, humor e conhecimento.

As ações sãodesenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, e acontecem em todas as escolas da rede, uma série de atividades, práticas e eventos para fomentar nos estudantes o gosto pela leitura, como: Cantinho da Leitura; História na Praça; História na Rádio; Dia L; Caravana da Leitura; Sarais; Concurso de Redações; Produção de Livros; Gincanas Literárias; Feiras Literárias; Festival de Dança; utilização de fantoches, músicas, jogos e brincadeiras em sala de aula.

A apresentação do projeto é finalizada com uma peça de teatro encenada por integrantes da equipe do setor pedagógico da Secretaria de Educação.

De acordo com Ellen Santa Rosa, as atrações teatrais têm ajudados os alunos a desenvolverem atividades dentro da sala de aula, inclusive auxiliando-os a se prepararem para o concurso “Reescrevendo Montes Claros”: “Estamos cada vez mais conscientes que o trabalho do Trilha da Leitura possibilita uma aprendizagem consistente e prazerosa. Sabemos que a história possibilita vivenciarmos emoções diversas, permitindo-nos entrar na narrativa”, destaca.

Para a professora do Crisantino Borém, Simone Moreira, a aprendizagem ganha um significado especial com o Trilha da Leitura: “A emoção dos alunos durante e depois do teatro é comovente. Fizemos uma viagem pela história danossa cidade sem sair do lugar”, afirma a professora. Com informações da Secretaria de Educação. (Foto: Divulgação)