Projeto leva serviços de saúde à comunidade indígena Xakriabá

Essa é a terceira vez que o projeto realiza ações na reserva

Em comemoração ao dia Nacional do Índio, os cursos de Enfermagem, Arquitetura e Farmácia de uma faculdade de Montes Claros realizaram nessa quarta-feira (19), uma visita à Reserva Indígena Xakriabá, no município de São João das Missões. A visita faz parte do Projeto de extensão “Assistência à Saúde em comunidades e Povos Tradicionais’.

Índios fizeram pintura tradicional no corpo em comemoração a data
(Fotos: Divulgação)

Na ocasião, participaram alunos de diferentes períodos dos três cursos. Segundo Alanna Paraíso, Professora do Curso de Enfermagem da instituição, a iniciativa teve como objetivo promover a saúde e refletir sobre a cultura do povo indígena. “Contribuir com a comunidade indígena, em ações de promoção a saúde e prevenção de doenças, buscando fomentar a reflexão sobre a cultura de povos tradicionais indígenas, é o principal objetivo do projeto”, afirma a enfermeira.

Estima-se que, aproximadamente, 2 mil pessoas participaram do evento. Para comemoração da data, os índios utilizaram de pinturas corporais, missa em ação de graças às conquistas do povo Xakriabá, rituais e competições de jogos entre as aldeias pertencentes ao mesmo território indígena.

Os alunos de Enfermagem e Farmácia, sob orientação de professores, realizaram trabalhos como pinturas faciais atividades recreativas para crianças, teste rápido de HIV, Hepatite B e C, glicemia capilar e aferição de pressão. Já os alunos de Arquitetura verificaram questões estruturaisdas moradias da tribo, como localização de sanitários, para no futuro, desenvolverem atividades estruturais que contribuam para a melhoria da saúde e bem-estar local.

Essa é a terceira vez que o projeto realiza ações na reserva. Desde sua criação, em 2015, os estudantes e professoras realizaram atividades em diferentes comunidades de povos tradicionais como, por exemplo, a Quilombolas.