Projeto “Domingo é dia de Museu” convida população a visitar o Museu Regional

Um projeto desenvolvido pela diretoria do Museu Regional do Norte de Minas, da Universidade Estadual de Montes Claros (MRNM) busca incentivar que os montes-clarenses visitem o espaço. Neste domingo (8) acontece a primeira edição do projeto ‘Domingo é dia de Museu’ desse novo ano. A visitação é gratuita e aberta à comunidade em geral. O projeto acontece no segundo domingo de cada mês.

O horário de funcionamento é das 9 às 13 horas
(Fotos: Divulgação/Unimontes)

Segundo a organização “quem visitar o museu neste domingo vai poder conferir os 17 trabalhos que concorreram ao 1º Concurso de Presépios Natalinos. As técnicas são as mais variadas, desde a utilização de materiais recicláveis, ferro, tricô, arame, papel, plástico, papelão e cabaças. Este será o último dia da exposição dos presépios, que serão desmontados na segunda-feira (9), seguindo a tradição das festividades pelo Dia de Santos Reis”.

O Museu também trás novidades para as primeiras semanas de 2017: a exposição “Ecoart”, que reúne 15 com telas em serigrafia com temas associados à sustentabilidade e ao meio ambiente; e da coleção ‘Entre o Real e o Imaginário’, que conta com cerca de 40 bonecos que estão associadas ao folclore e à história regional.

Além das exposições temporárias, o espaço abriga salas de memória e de acervo. Dentre as mostras temáticas estão também o acervo do músico Zé Coco do Riachão (in memoriam) e a coleção de itens do ex-prefeito e historiador Simeão Ribeiro Pires (in memoriam), com mais de 200 itens – alguns centenários –, como peças de ferro que eram utilizadas ainda durante a vigência da escravidão no Brasil. Há, ainda, a exposição "Animais do Cerrado", organizada a partir do projeto “Fauna Conhecida, Fauna Preservada”, com dezenas de espécies típicas do cerrado e da caatinga do Norte de Minas – empalhados a partir das técnicas de taxidermia.

O Museu oferece também a “Sala das Curiosidades”, Espaço Ray Colares, “Sala da Religiosidade”, mostras “Memórias do Casarão” e “Memórias da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM” – agora no mesmo espaço. O horário de funcionamento é das 9 às 13 horas.