HOJE TEM ‘BATERAS NA PRAÇA’ | Bateristas promovem grande apresentação na Praça da Catedral

O projeto ‘Bateras na Praça’ já está na quarta edição, e com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros, os bateristas se reúnem nesta terça-feira (27), a partir das 19h, em uma apresentação especial de Natal.

De acordo com a organização, nas três edições anteriores o projeto reuniu 60 bateristas de Montes Claros, Pirapora, Bocaiuva e Belo Horizonte. Para a apresentação de hoje, cerca de 40 bateristas devem participar.

Esta edição terá acompanhamento de contrabaixo
e guitarra (Fotos: Thomas Fernandes)

O professor Marco Neves, do curso de Artes Música da Unimontes e coordenador do evento, destaca que a edição desta terça-feira, diferente dos eventos anteriores, terá a participação de outros dois instrumentistas, o guitarrista montes-clarense Warleyson Almeida, que atualmente reside nos Estados Unidos, e do baixista Thomas Fernandes, egresso do curso de Artes Música/Unimontes. “Outros encontros de Bateras que ocorrem em outras regiões do país, utilizam a participação de outros instrumentos para a execução das músicas explorando a melodia e harmonia, complementando as baterias quesão instrumentos tipicamente percussivos”, explica.

Ainda de acordo com Marco, o evento vem ganhando grande aceitação da comunidade. A cada evento a participação do público tem sido cada vez maior e a procura por pessoas interessadas em aprender o instrumento também. “O nosso público engloba bateras, percussionistas, professores de música e todos que gostam de música, tanto que é realizado nas praças. A boa aceitação mostra que temos alcançado o objetivo do projeto que é divulgar a bateria de forma democrática para todos e divulgar os nossos trabalhos como instrumentistas”, enfatiza o professor.

O projeto teve início em julho, dentro das comemorações dos 159 anos do município. Na primeira edição, oito bateristas se apresentaram no coreto da Praça da Igreja Matriz. A segunda edição foi em agosto, na Praça Doutor Carlos Versiani, no centro comercial da cidade, como uma atração paralela às tradicionais Festas de Agosto de Montes Claros. E, em novembro, o “Bateras na Praça” foi editado no Parque Municipal Milton Prates, dentro da programação social pelo “Novembro Azul”, campanha mundial de combate e prevenção ao câncer de próstata.

 

Comunidade é convidada a doar alimentos não perecíveis

O encontro de bateristas desta terça também tem a solidariedade como foco. Os instrumentistas e o público em geral estão convidados a contribuir com a campanha de Natal da Associação Filhos da Luz, que trabalha com a recuperação de dependentes químicos da cidade e região. Os donativos podem ser alimentos não perecíveis em qualquer quantidade (exceto sal e fubá) que devem ser levados para a o local da apresentação.