Dia de São José é celebrado neste domingo

Igreja de Moc promove missa para os homens; santo tem grande significado para os cristãos católicos 

A Comunidade de São José, localizada no bairro do mesmo nome do Santo e pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Catedral celebra desde o dia 10 de março, os festejos dedicados a São José. Com o tema “Comunidade São José: um desafio de evangelizar", a programação se encerra neste domingo (19), dia dedicado ao padroeiro.  Esta está sendo a 20ª Novena e Festa do Padroeiro da Comunidade São José. Haverá celebração de Missa todos os dias de festa.

No sábado, – 9º dia – o tema será Matrimônio: o desafio da fidelidade no amor e expressão do amor de Deus; domingo, tem missa do Glorioso São José. No domingo às 6h terá alvorada e logo após Missa dos Enfermos. ÀS 18h30 – Procissão (saindo do Santuário do Bom Jesus para a Capela São José). A Missa de encerramento acontece às 19h30. Barraquinhas com comidas típicas todos os dias no centro comunitário do bairro.A Comunidade Santa Clara, bairro Morada do Sol, celebra também o seu segundo padroeiro que é São José. Nas noites deste domingo e segunda-feira, será a noite o Tríduo com missa às 19h e em seguida barraquinhas. Na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Delfino Magalhães, acontece Missa especial para os homens, a partir das 19h30.

São José na História da Salvação | O padre Marcos Santana conta que São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade, e é exemplo a ser seguido. “A profissão de carpinteiro propiciava dignidade à família. José era um judeu religioso e praticante. Ele consagrou o menino Jesus no Templo, logo depois que o menino nasceu. São José levava sua família regularmente às peregrinações de seu povo em Jerusalém, como, por exemplo, na Páscoa”, destaca.

O padre destaca ainda que São José teve papel importantíssimo na formação da personalidade de Jesus enquanto pessoa humana. “Jesus é o Filho de Deus. Porém, se analisarmos o comportamento de Jesus do ponto de vista humano, veremos que ele foi um menino e um homem que teve um pai presente, piedoso e influente”, explica. 

Devoção a São José | São José foi inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. Sua festa é celebrada no dia 19 de março. São Francisco de Assis e, mais tarde, Santa Teresa d’Ávila, foram grandes santos que ajudaram a divulgar a devoção a São José. No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja. São José é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã ele é representadotendo um lírio na mão, representando a vitória dos santos. Algumas vezes ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro. (Foto: Divulgação)