“Adeus, Lênin” marca volta do Cinema Comentado

Confira a programação completa deste mês (Foto: Divulgação)

Obra que marca o retorno das atividades do Cinema Comentado, ADEUS, LÊNIN é um dos filmes que retrata os efeitos da queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989. Na trama, Christiane Kerner (KatrinSaß) entra em coma um pouco antes do fatídico dia. Meses depois ela acorda e, tentando evitar um choque emocional - que pode ser muito prejudicial para a frágil saúde da mãe - Alex (Daniel Brühl) tenta recriar a realidade da Alemanha comunista.

Com a ajuda da irmã Ariane (Maria Simon) e seu colega de trabalho Denis (Florian Luckas), Alex recria propagandas, notícias, produtos, e tenta esconder da mãe o triunfo do regime capitalista. A produção dividiu - e ainda divide – opiniões. Alguns afirmam que o filme é uma perfeita crítica ao sistema capitalista e suas falácias. Em contrapartida, ele também é apontado como uma crítica ao comunismo e uma sátira ao fim das ideologias.

Para Sérgio Vaz, do site "50 Anos de Filmes", "o equilíbrio que o diretor Wolfgang Becker e o co-roteirista Bernd Lichtenberg (com a colaboração no roteiro, não creditada, de mais três pessoas, Achimvon Borries, Hendrik Handloegten e Christoph Silber) conseguem obter entre o cômico e o trágico, entre o hilariante e o patético, é algo absolutamente extraordinário.".

A exibição dos filmes do Cinema Comentado Cineclube acontece aos sábados, na sala de audiovisual anexa ao Centro Cultural Hermes de Paula, a partir das 19h. Vale lembrar que a entrada é gratuita e aberta para toda a comunidade interessada em cinema e debates sobre a sétima arte. Com informações do Cineclube.