Seca no Norte de Minas é tema de fórum

O drama da seca que assola o Norte de Minas foi discutido durante o Fórum Mineiro dos Comitês Hidrográficos, que está sendo realizado em Governador Valadares. O presidente do Comitê do Jequitai/Pacuí, William César Ireno, relatou a atual situação de crise hídrica do Norte de Minas principalmente em Montes Claros, onde a Barragem de Juramento encontra-se comprometida,  já utilizando do seu volume morto.

William César Ireno relatou a situação da região no evento
(Foto: Divulgação)

Ele solicitou a intervenção dos órgãos gestores dos comitês de bacia e da comunidade em geral para acompanhar e apresentar propostas para a solução do problema haja vista que em agosto Montes Claros sediará a próxima reunião do Fórum Mineiro.

O presidente William César Ireno afirma que os dirigentes das Bacias Hidrográficas poderão sentir de perto a  situação caótica do abastecimento de água em Montes Claros e a necessidade de investimentos de políticas públicas que garantam a produção de água. Ressaltou a preocupação com a atual situação de calamidade hídrica e se não forem adotadas medidas urgentes, poderá ocorrer conflitos hídricos. O seu posicionamento foi reforçado pelo conselheiro e secretário do Comitê da Bacia Jequitaí e Pacuí,  Adelson Toledo, que reforçou ser necessário buscar uma solução para a falta de água. Ele denunciou que a crise econômica está levando o governo a contingenciar os recursos, causando danos diretos aos moradores com a retenção dos recursos.