Guardas municipais de Moc querem portar armas

O delegado Marcelo Freitas com o secretario Anderson Vasconcelos

Os guardas municipais de Montes Claros querem usar armas e por isso, ontem de manhã discutiram essa medida com o delegado Marcelo Eduardo Freitas, da Delegacia da Polícia Federal de Montes Claros, em reunião no auditório da Área Integrada de Segurança Pública. O secretário municipal de Defesa Social, Anderson Vasconcelos explica que atualmente Montes Claros conta com 118 guardas municipais e por causa da falta de armamento, tem evitado coloca-los em áreas de risco, pois ficam indefesos ao ataque de criminosos. O delegado Marcelo Eduardo Freitas explicou que eles podem usar as armas, mas desde que sejam devidamente treinados. Porém salienta que é uma decisão do Poder Executivo.

No ano de 2015 Montes Claros chegou a receber mais de 40 Teasers, adquiridas com recursos do Programa Crack É Possível Vencer, viabilizados pelo Ministério da Justiça. Porém os equipamentos foram devolvidos, por causa da baixa carga. A Teaser é uma arma que dispara carga elétrica na pessoa, o imobilizando. Porém, sem poder letal, ou seja, que possa matar a pessoa. O delegado Marcelo Freitas mostrou que Montes Claros poderia contar com até 1.200 guardas municipais, por causa da sua população de 400 mil habitantes e que a corporação municipal pode usar a arma, permitido para as cidades com até 500 mil habitantes.

Ele propôs que Montes Claros implante o modelo existente na cidade de Praia Grande, em São Paulo, que tem 300 mil habitantes, onde os empresários da cidade viabilizaram o projeto de monitoramento eletrônico em 12 pontos da cidade. Nos locais seriam colocadas câmeras de vigilâncias viabilizadas pela iniciativa privada, ficando a Guarda Municipal com a responsabilidade de manusear os equipamentos. O secretário municipal Anderson Vasconcelos explicou que foi procurado por empresários do Condomínio Conterrâneo, localizado no bairro Melo, que se dispôs a doar uma câmera de vigilância para instalar as imediações. Depende apenas do licenciamento da Polícia Militar, que tem o cabeamento desse material. Atualmente Montes Claros tem 54 câmeras instaladas.

O secretário Anderson Vasconcelos com os guardas municipais