Sindicato Rural recebe visita do Secretário Municipal de Agricultura

O Presidente do Sindicato Rural de Montes Claros e vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Ricardo Laughton, recebeu, na manhã desta terça-feira (28), a visita do Secretário Municipal de Agricultura, Osmani Barbosa Neto. Durante o breve encontro foram discutidos alguns pontos que envolvem a zona rural da cidade, assim como as ações da secretaria em prol do agronegócio. Osmani falou a respeito da atuação da Secretaria neste início de mandato, e o presidente do Sindicato Rural se colocou à disposição para auxiliar no trabalho.

Ricardo Laughton e Osmani Barbosa no escritório do Sindicato Rural de Montes Claros
(Foto: Divulgação)

 

Roberto Simões é homenageado pelo Sebrae por incentivar a educação empreendedora

Guilherme Afif Domingos (diretor-presidente/Sebrae), Roberto Simões (presidente/SISTEMA FAEMG),
Heloísa Menezes (diretora técnica/Sebrae), Afonso Rocha (superintendente/Sebrae Minas)
(Foto: Paulo Márcio)

O presidente da Faemg, Roberto Simões, recebeu o prêmio do Sebrae Nacional pelo incentivo à criação do Centro de Referência em Educação Empreendedora. O presidente da entidade, Afif Domingos, foi a Belo Horizonte para fazer a homenagem e afirmou que Minas Gerais está na vanguarda. Para Roberto Simões, apesar dos problemas, o estado está sempre muito bem colocado no ranking nacional. O Centro de Referência foi criado quando Simões era presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional.

 

Sindicato Rural oferece curso gratuito em informática básica

Estão abertas as inscrições para turmas no curso gratuito oferecido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros. Durante o treinamento, que tem duração de uma semana, os alunos aprendem desde os comandos básicos do computadores, como ligar e desligar, até trabalhar com edição de textos e planilhas, navegar na internet, além de um pouco de digitação. A instrutora do curso, Ismênia Rocha, explica que são aceitos alunos de a partir de 12 anos, e não há limite de idade. “Geralmente são pessoas mais velhas, que nunca tiveram oportunidade deste contato com o computador, que se interessam pelo curso, mas recebemos jovens e adolescentes também”, explica ela, e lembra que, ao final do curso, é oferecido um certificado de aprendizagem. Para se inscrever, basta ligar no (38) 3215-1058.

 

Olivicultores da Mantiqueira comemoram safra recorde

Produtores de azeite se reuniram na última sexta, 24, durante o 12º Dia de Campo de Olivicultura, e comemoram a expectativa de extração de azeite superior a 40 mil litros em 2017, no Sudeste do Brasil. Após o término da safra na Mantiqueira, previsto para a primeira semana de abril, serão levantados os dados de extração da região. O Dia de Campo, realizado pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e Assoolive (Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira), contou com a participação de mais de 300 pessoas que conheceram a situação atual desta atividade, novas tecnologias em embalagens, maquinário, equipamentos, além das possibilidades de mercado.