Presidente da FAEMG participa de seminário ambiental em BH

O presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, participou, na última semana, do Seminário Ciência e Tecnologia, Água e Produção, em BH.

(Terezinha Moreira/Divulgação)

Na abertura do evento, o líder ruralista afirmou que o Brasil somente conseguirá aumentar sua produção de alimentos em 40% nos próximos anos, como prevê a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), se usar mais irrigação. “Portanto, para conseguirmos chegar a esta meta, temos de começar imediatamente a discutir o manejo da água para otimizar o uso dos recursos hídricos”, afirmou.

 

Abertas inscrições para Megaleite 2017

As inscrições de animais para a 14ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite – Megaleite – começaram no dia 1º de abril, com escala de descontos de 50% e 25% para as disputas de julgamento, dependendo do período de realização das mesmas. Somente serão aceitas inscrições feitas através do site da feira (www.megaleite.com.br). Com programação diversificada, o evento acontecerá de 28 de junho a 1º de julho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. A raça Girolando terá 780 vagas disponíveis para julgamento na 28ª Exposição Nacional de Girolando e 24 para o 28º Torneio Leiteiro Nacional de Girolando. A expectativa é de que as principais empresas do segmento e de outros setores apresentem suas tecnologias durante a Megaleite, feira que conta com o apoio financeiro do governo de Minas Gerais, por meio da Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais). As vendas de espaços para as empresas exporem seus produtos também já começaram.

 

Superintendente de comunicação da CNA faz palestra na FAEMG

O planejamento de comunicação do Sistema CNA/Senar foi apresentado aos diretores e gestores da FAEMG pelo superintendente de Comunicação e Marketing da CNA, Álvaro Pereira, nesta semana. Segundo o jornalista, o direcionamento da comunicação da Confederação é para mostrar que o agronegócio é um setor moderno, produtivo e contribui para o desenvolvimento econômico do Brasil. “A importância do agronegócio para a economia nacional já começou a ser percebida pela sociedade brasileira”, disse Álvaro. Para o presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, é muito importante essa conjugação de esforços de comunicação da CNA com as federações.

 

IMA lança programa de prevenção e controle do greening nos pomares de citros

O IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), órgão vinculado à Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) fez, na última segunda-feira (3), o lançamento do PMCG (Programa Mineiro de Controle do Greening). O programa tem o objetivo de alertar e dar suporte aos produtores de citros em Minas para o combate e manejo correto da praga Huanglongbing (HLB), conhecida como greening. Minas é o segundo maior produtor brasileiro de laranja (954 mil t), tangerina (186 mil t) e limão (109 mil t).Considerada uma das mais severas e destrutivas pragas que podem acometer as plantações de citros em todo o mundo, o greening prejudica o desenvolvimento das plantas e a provoca a consequente perda na produção de frutos. A doença já foi registrada em pomares de São Paulo e do Paraná e, em Minas, está relatada oficialmente em 33 municípios.

 

Seminário Tecnológico da Agricultura de Precisão

(Mariah Carvalho/Divulgação)

Mais de 200 pessoas estiveram presentes no 1º Seminário Tecnológico da Agricultura de Precisão, promovido pela Sociedade Rural de Montes Claros, o Sindicato dos Produtores Rurais e a Israel Trade & Investment Brazil, nessa terça-feira (4). Cinco empresas israelenses com representação no Brasil, parceiras da realização, trouxeram para empresários, fazendeiros, produtores rurais e entidades da região, tecnologias voltadas a gerar maior produtividade e redução de custo nas atividades rurais.