Mapa cria grupo para propor organização do Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou que foi criado um grupo de trabalho com o objetivo de elaborar proposta de organização do Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias, para dar mais agilidade no atendimento de situações inesperadas que possam afetar a produção agropecuária em todos os estados.

O objetivo é garantir a produção nos principais polos do país
(Foto: Divulgação)

A portaria que institui o grupo foi publicada no Diário Oficial da União nessa terça-feira (3). No texto, o Mapa destaca que “a missão da equipe, composta por especialistas em defesa agropecuária, é definir as diretrizes para capacitação de técnicos, reconhecimento de pragas e doenças, e a mobilização imediata em casos de emergência”.

A Secretaria de Defesa Agropecuária informou que “a criação do grupo de trabalho serve para garantir mais eficiência na área de sanidade animal e vegetal; e que isso vai evitar que pragas e doenças tragam prejuízos econômicos e fechem mercados potenciais à produção brasileira”.

Ainda de acordo com o Mapa, o grupo será formado por veterinários, zootecnistas, farmacêuticos, químicos e engenheiros agrônomos dos estados e da União. A proposta de organização do Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias deve ser anunciada pelo grupo em 90 dias, mas se houver necessidade, o prazo poderá ser ampliado.