Feira movimenta agronegócio em São Francisco

Durante essa semana São Francisco, no Norte de Minas, promoveu a 10ª Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar (Fevasf), a feira foi realizada de 23 a 25 de março, nas dependências do Parque de Leilões do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade.

O evento contou com palestras, dentre elas a apresentação do Programa ABC Cerrado de incentivo à produção agrícola sustentável, proferida pelo engenheiro agrônomo e analista técnico da Formação Profissional Rural do Senar Minas, Caio Oliveira. No Norte de Minas o foco do Programa ABC Cerrado está na recuperação de pastagens degradadas, através de práticas para a recuperação da capacidade produtiva do solo degradado.

O evento contou com palestras, dentre elas a apresentação
do Programa ABC Cerrado (Foto: Divulgação)

Além disso, numa ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Sindicato Rural de São Francisco nas dependências do parque, os visitantes e expositores também tiveram acesso a testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação contra a febre amarela e tétano. Segundo o secretário executivo do sindicato, Genival Paraíso, “a feira foi uma excelente oportunidade de atingir o público alvo da vacinação contra a febre amarela”, disse.

Este ano, segundo o presidente do sindicato rural local, Manoel José Vieira, a expectativa é que o evento movimentasse cerca de R$ 3 milhões, com os leilões de equídeos, feira de animais para reprodução, touros e matrizes de corte e leite, comercialização de máquinas e implementos, sementes, dentre outros.

“A Fevasf é o maior evento da agropecuária realizado nas cidades ribeirinhas da região com a participação de 14 municípios, e já virou tradição. É onde os produtores e empresas interagem para fazer negócios, e os agricultores familiares têm a oportunidade de mostrar e de negociar seus produtos”, disse o presidente. Com informações do Senar Minas.