Encontro técnico apresenta tecnologias para cultivo de arroz no Norte de Minas

Nesta quarta-feira (5), Várzea Úmida, no município de Gameleiras, no Norte Minas Gerais, recebe o Encontro Técnico de Cultivo de Arroz. Serão apresentados resultados de experimentos com as cultivares Rubelita e Seleta, arroz tipo agulhinha, que apresentaram boa adaptabilidade na região.

De acordo com o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) Plínio Soares, coordenador das pesquisas de melhoramento genético em Minas, esses materiais apresentam resistência moderada à brusone - que é a principal doença do arroz - e boa qualidade de panela, características essenciais para atender o produtor rural e o consumidor.

O experimento foi implantado pela EPAMIG, com o apoio da Emater-MG, na comunidade Roçado Velho, no sítio do produtor Eurico José de Oliveira, em novembro do ano passado. Conhecido como Eurico do Sertão, o agricultor tinha deixado de produzir arroz nos últimos anos em função da seca. "O Rio mais próximo secou, mas esse ano usei a água de um poço e a previsão é de uma boa colheita, nos próximos 15 dias", conta Eurico, que também produz milho, feijão e cria gado de corte.

Ele conta que os produtores vizinhos têm acompanhado e experimentos e estão entusiasmados com os resultados que poderão conhecer durante o Encontro. As inscrições para o Encontro Técnico de Cultivo de Arroz em Várzea Úmida são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Com informações da Epamig.